terça-feira, 17 de novembro de 2009

The Laughmaker

Boa notícia.

A partir de amanhã, dia 18 de novembro, começa no Centro Cultural Banco do Brasil uma mostra sobre meu diretor de cinema favorito: Woody Allen.



A mostra, que vai de 18 de novembro ao dia 13 de dezembro, vai exibir mais de 40 filmes sobre o cineasta. Entre os filmes da mostra 40 filmes são dirigidos por Woody Allen, somados a filmes em que ele atuou, que o influenciaram ou que falam sobre ele, como o documentário-pocket "Meetin' WA" de ninguém menos que Jean-Luc Godard, que é amigo do diretor.

Comecei a gostar de Woody Allen como comecei a gostar das coisas que gosto há mais tempo na minha vida: não gostando, não muito, não de primeira. O primeiro filme dele que assisti foi Manhattan, a história de um escritor nova-iorquino (se quer assistir a obra do WA, acostume-se com esse personagem) que se envolve com uma garota de 17 anos enquanto termina de escrever um livro sobre seu relacionamento com sua ex-mulher, que o largou para ficar com outra(sim, outra). Por mais que esse filme faça parte da porção mais madura da obra dele, ainda tem um flash ou outro do humor "paspalhão" que eu perceberia fortemente ao ler o livro Que Loucura! (Side Effects).

Sei lá, o humor no mínimo no-sense não me agradou de primeira, mas fui aos poucos aprendendo a apreciar, e hoje gosto demais. Morro de rir com filmes como Bananas (1971) e, talvez o mais feito em cima de piadas prontas, Um Assaltante Bem Trapalhão (1969), que tem, aliás, uma participação especialíssima de um Silvester Stalone em começo de carreira.

Desde que aprendi a gostar de WA, assisti vários filmes e li também o livro Adultérios dele. Gostando sempre, não é à toa que hoje ele é meu diretor favorito. Nessa mostra vou tentar assistir o máximo de filmes possível, em minha epopeia para um dia conhecer todos os filmes do Woody Allen (aceito companhia).

Do que eu conheço, recomendo os seguintes filmes:



Vicky Cristina Barcelona - porque tem a Penélope Cruz, e ela é linda, ponto. Ah, e a trilha sonora desse filme também é 10, com Paco de Lucia e tudo.



Bananas - ótima sátira de revoluções latino-americanas, super engraçado.



Annie Hall (ou Noivo Neurótico, Noiva Nervosa)- história em que o personagem de Woody se apaixona por uma garota lindinha, fofinha, e complicadinha. Super fófis.

O centro Cultural Banco do Brasil fica na Rua Álvares Penteado, número 112. Ali no centrão, prédio bem bonito. A programação da mostra pode ser vista no site www.woodyallen.com.br.

Bem, boa mostra pra vocês, e eu e todo mundo.

0 comentários:

Postar um comentário